O que é o Yoga?

”Muito se fala hoje em dia a respeito do Yoga. Muitas definições já foram dadas, mas às vezes temos a sensação de que falta alguma coisa, de que o Yoga se recusa a ficar preso a um só conceito. Isto acontece porque estas quatro letras juntas significam muitas coisas; algumas, antagônicas entre si. E o Yoga acaba por ser sempre mais do que as palavras podem expressar.

Algumas pessoas definem o Yoga como arte ou ciência. Outras, como exercício ou técnica. Há gente que pensa que o Yoga é um estilo de vida ou uma cultura. Porém, originalmente, o Yoga nasceu como uma visão muito especial sobre o ser humano e o seu papel na ordem das coisas, que incluía um caminho prático para o crescimento pessoal. Um caminho que conduz o ser humano à compreensão de si mesmo.

Uma das possíveis traduções da palavra Yoga que figuram no dicionário sânscrito é união, mas Yoga igualmente significa aplicação. Ou seja, o Yoga seria o meio e o fim ao mesmo tempo. Jaideva Siṅgh, no comentário doVijñānabhairava (p. XIII), um antigo texto tántrico, afirma:

A palavra Yoga é usada tanto no sentido de união (com o Divino) como no de veículo (upāya) para essa união. […] Desafortunadamente, nenhuma palavra foi tão profanada nos tempo modernos como a palavra Yoga. Andar sobre o fogo, tomar ácido lisérgico, parar o batimento cardíaco, etc. Yoga é consciência; transformação da consciência humana em consciência divina.

Assim, podemos considerar que o Yoga é um meio e um fim ao mesmo tempo. Tudo o que fazemos na vida são meios para obter coisas. O que fazemos agora é um fim em relação a outra coisa, que por sua vez será um meio para realizar uma terceira, e assim sucessivamente. Porém, deve haver alguma coisa que seja apenas um fim em si mesmo, um fim último, que não sirva como meio para mais nada. Cabe lembrar igualmente que não existem fins separados dos seus meios. Para o yoga, a liberdade é esse objetivo supremo.

Em sânscrito, liberdade diz-se mokṣa. Concretamente, mokṣa é o acto de libertar-se de condicionamentos e crenças, obstáculos para o crescimento, a plenitude e a realização da própria felicidade.

Mas aqui temos um paradoxo: o que significa perfeição? A perfeição na ação não deve ser tomada no sentido de fazer uma ação “perfeita” na execução dos seus detalhes (por essa conta, um ladrão hábil poderia ser considerado umyogi), mas sim em fazer fluir as próprias ações em harmonia com o dharma, o bem comum, reconhecendo que o nosso privilégio é escolher como, quando e onde agir, mas não tentar controlar ou escolher os resultados das nossas ações.

Noutras palavras, perfeição significa viver consciente. Ao mesmo tempo, deve ter-se o cuidado de não deixar que a procura dessa perfeição se transforme em obsessão. O grande sábio Patañjali explica o mesmo com outras palavras no Yogasūtra, II:26: “Discernimento constante é o meio para destruir a ignorância”. A ignorância sobre nós mesmos é a causa de todas as formas de sofrimento e aflição.

Por outro lado, o Yoga não fica no plano das ideias nem se restringe unicamente a uma série de exercícios feitos na sala de prática. Com isso em mente, podemos dizer que praticar Yoga é como participar num jogo: conhecendo as regras, jogamos por amor, relaxados, para conviver, apoiar e crescer junto àqueles que amamos. (…)”

 

Fonte: Professor Pedro Kupfer


Categorias:

There are 8 comments

  1. desywulandari

    First off I want to say excellent blog! I had a quick question in which I’d like to
    ask if you don’t mind. I was interested to find out how you center yourself and clear your thoughts prior to
    writing. I have had trouble clearing my mind in getting my thoughts out.
    I truly do take pleasure in writing however it just seems like the first
    10 to 15 minutes are generally wasted simply just trying to figure out how to begin.
    Any ideas or tips? Cheers!

  2. youjizz hd

    Good daу! I know this is kinda off topic һowever ,
    I’d figured Ӏ’d aѕk. Would you be interested in trading links or maybe guest
    authoring ɑ blog post or vice-versa? Мy site covers
    a lot of thе samе opics as уours and I believе ᴡe coᥙld greatly benefit from eacһ οther.
    If yoս happen to bе interested feel free tto send mе ann email.

    I look forward to hearing fгom you! Excellent blog by the ᴡay!

  3. 2018goup

    I not to mention my friends were following the excellent points found on the website and then the sudden I got a horrible feeling I never thanked the site owner for those strategies. Those young men are already certainly excited to study them and have now without a doubt been taking advantage of these things. We appreciate you genuinely really considerate and for deciding upon these kinds of decent things millions of individuals are really desperate to discover. My personal honest apologies for not expressing appreciation to sooner.

  4. 2018goup

    Thanks a lot for giving everyone an extremely splendid opportunity to check tips from here. It is often so excellent and also stuffed with a great time for me and my office acquaintances to visit your site not less than thrice per week to learn the latest issues you have. Of course, I am always satisfied with your fabulous suggestions served by you. Certain 1 ideas in this article are unquestionably the most efficient we have ever had.

Coloque as suas questões